domingo, 19 de maio de 2013

'what I heard about the world' hoje no Teatromania Festival, em Byton, na Polónia

.
O mundo que temos nas nossas cabeças – aquele que usamos em substituição do mundo real – tem mais falhas e omissões do que substância. Tentamos preencher algumas dessas falhas. Rectificar algumas dessas omissões. Representar os fragmentos, porque a nossa interpretação do mundo é ela própria uma representação. Por vezes somos precisos. Por vezes seguimos alguns desvios, porque estamos a andar num mundo de narrativas e de terrenos instáveis.
.
Os sons produzidos por alguém quando está em casa disponíveis num CD. Uma empresa especializada em vender as provas de que se esteve num sítio onde não se esteve. Fatos postos em fotografias de defuntos para aparecerem no jornal. Burros pintados com listas brancas. Carpideiras. Réplicas. Manifestantes para alugar. Operações cirúrgicas para alterar as linhas da mão. Histórias verdadeiras sobre coisas falsas. Uma para cada país, do Afeganistão ao Zimbabué. Construir um mapa de coisas falsas para reconhecer o mundo. Foi a partir de um mapa assim que se fez what I heard about the world. Mas o espectáculo não é esse mapa. Contam-se apenas algumas histórias. Deambula-se pela necessidade de as contar. Numa sala, três narradores, uma girafa, um cacto.
.
de e com Alex Kelly, Chris Thorpe e Jorge Andrade . colaboração José Capela e Rachael Walton . co-produção Maria Matos Teatro Municipal, Sheffield Theatres e Pazz Festival . A mala voadora é uma estrutura financiada pela DGArtes / Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado da Cultura e é estrutura associada da Zé dos Bois.
.

Sem comentários: